TRH - TERAPIA DE REPOSIÇÃO HORMONAL É BOM

CRESCER MAIS

3 de outubro de 2011

ENDOCRINOLOGIA - NEUROENDOCRINOLOGIA: EDEMA APESAR DE SER COMUM EM PACIENTES COM EXCESSO DE PESO,

SOBREPESO, OBESIDADE, OBESIDADE INTRA- ABDOMINAL, OBESIDADE VISCERAL OU OBESIDADE CENTRAL.

EDEMAS PODE APARECER EM CIRURGIAS BARIÁTRICAS, LIPOASPIRAÇÃO, DERMOLIPECTOMIAS, OBESIDADE MÓRBIDA COM MUITO TEMPO DE FALTA DE MOBILIDADE, GERALMENTE É MUITO GRAVE PODENDO EVOLUIR PARA FORMAÇÕES DE NEO-TUMORES PRINCIPALMENTE EM MEMBROS INFERIORES.


Edema é um achado comum em pacientes com excesso de peso, sobrepeso, obesidade, obesidade intra-abdominal, obesidade visceral, ou obesidade central, e suas causas nem sempre são claras. As possíveis causas incluem comprometimento respiratório, cardíaco e / ou função renal, insuficiência venosa crônica e problemas linfáticos. Linfocintilografia (Avaliar se diferentes parâmetros de análise da linfocintilografia permitem a distinção entre membros com e sem linfedema (Linfedema é uma tumefação de algum órgão do corpo, decorrente da perturbação ou obstrução na circulação linfática. Consiste em um acúmulo do fluido linfático no tecido intersticial, o que causa edema, mais frequente em braços e pernas, quando os vasos linfáticos estão prejudicados. Rico em proteínas acumuladas na região afetada, pode causar redução na disponibilidade de oxigênio e fornecer um meio de cultura bacteriana, resultando em linfangite. Geralmente é indolor com uma sensação crônica de peso na extremidade afetada), em pacientes com quadro clínico de edema unilateral, A cintilografia (sinônimos: cintigrafia, gamagrafia, cintilograma ou cintigrama), é um método de diagnóstico por imagem da Medicina Nuclear), é o melhor método para detectar anormalidades estruturais linfáticas que podem causar linfedema. Analisamos 49 indivíduos do sexo feminino com edema colocando que haviam sido submetidos a linfocintilografia, divididos em três grupos. O primeiro grupo foi composto por pacientes com obesidade grave e os que apresentavam edema cardiorrespiratório haviam sido excluídos. O segundo grupo consistiu de pacientes não-obesos com causas reconhecidas de edema, e o terceiro grupo foi não-obesos com edema "idiopático"( Idiopático é um adjetivo usado primeiramente na medicina significando surgido espontaneamente ou de causa obscura ou desconhecida).
A classificação padrão foi usado para interpretar os resultados da linfocintilografia. A frequência e gravidade das anormalidades linfocintilográficas foi maior em pacientes com diagnóstico clínico de edema relacionadas com "causas reconhecidas" (qualquer anormalidade em 50% das pernas com obstrução em 22%). Pacientes com excesso de peso, sobrepeso, obesidade, obesidade intra-abdominal, obesidade visceral, ou obesidade central, e aqueles com edema idiopático tinham menos (P = 0,02 para ambos) e mais leves anormalidades linfocintilográficas (qualquer anormalidade 32 e 25%, respectivamente, obstrução 5 e 3%, respectivamente), e embora o edema clínico tenha sido, invariavelmente bilateral, as anormalidades linfocintilografia eram geralmente unilateral. Em conclusão, anormalidades estruturais linfocintilográficas são incomuns com excesso de peso, sobrepeso, obesidade, obesidade intra-abdominal, obesidade visceral, ou obesidade central, e nem de perto se relacionam com o padrão clínico de edema.

Dr.João Santos Caio Jr
Endocrinologia-Neuroendocrinologia
CRM: 20611

Dra.Henriqueta V.Caio
Endocrinologia - Medicina Interna
CRM: 28930

Como Saber Mais:
1. A cintilografia (sinônimos: cintigrafia, gamagrafia, cintilograma ou cintigrama), é um método de diagnóstico por imagem da Medicina Nuclear), é o melhor método para detectar anormalidades estruturais linfático que pode causar linfedema...
http://imceobesidade.blogspot.com/

2. Edema em vasos linfáticos estão prejudicados, podendo acarretar doenças mais graves organicas...
http://hipertensaoarterial2.blogspot.com/

3. Linfedema é uma tumefação de algum órgão do corpo, decorrente da perturbação ou obstrução na circulação linfática...
http://gorduravisceral.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.
 


Referências Bibliográficas:
Oedema in obesity; role of structural lymphatic abnormalities A-M Vasileiou, R Bull, D Kitou, K Alexiadou, N J Garvie and S W Coppack International Journal of Obesity - Table of Contents alert Volume 35 Issue 9 – 2011 september.
Esta matéria tem por objetivo ético, orientar pacientes a procurar seus médicos para ação preventiva. Figuras meramente ilustrativa sem significado cientifico.


Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337  
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12º andar - Conj 121
Paraíso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagenbrasil@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br


Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17

Seguir no Google Buzz