TRH - TERAPIA DE REPOSIÇÃO HORMONAL É BOM

CRESCER MAIS

15 de setembro de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA – NUTRIÇÃO: "TABU" PROPRIEDADES NUTRICIONAIS DA ÁGUA DE COCO.

UM IMPORTANTE REPOSITOR HIDRO ELETROLÍTICO, IDEAL PARA A REIDRATAÇÃO.

NUNCA SE ESQUEÇA QUE EM VERDADE SOMOS UMA EMBALAGEM IMPERMEÁVEL DE ÁGUA, O IDEAL SERIA SER EM VOLUME ADEQUADO, ENTRETANTO EXISTEM MUITOS FATORES METABÓLICOS, ORGÂNICOS E PATOLÓGICOS QUE PODEM DESEQUILIBRAR A QUANTIDADE ADEQUADA.


Algumas pessoas acham que a aguá de coco é um tabu e leva ao aumento de IMC ou sobrepeso e obesidade. O mercado do coco verde tem crescido nos últimos anos com o aumento do consumo da água de coco e o crescimento das indústrias de envasamento que vêm disponibilizando o produto vigorosamente no varejo, principalmente nos supermercados, restaurantes e lanchonetes. Em geral, os produtores vendem diretamente o produto in natura para os intermediários, os atacadistas, os varejistas ou até mesmo ao consumidor final. A água de coco pode representar um produto rival às bebidas para o esporte, devido a sua capacidade de repor eletrólitos, servindo de base para acrescentar valor aos produtos de coco, com vasto potencial comercial, por seu valor nutritivo, por ser estéril, por ser uma bebida natural contendo boa quantidade de minerais, com aroma e sabor suaves e consumidos por todas as idades. A água de coco não é um tabu, corresponde a aproximadamente 25% do peso do fruto, e sua composição básica apresenta 93% de água, 5% de açúcares, além de proteínas, vitaminas e sais minerais, sendo uma bebida leve, refrescante e pouco calórica, apresentando em média 20 calorias/100 mL. O conteúdo mineral da água de coco mostra modificações durante o processo de maturação do fruto.
O potássio é o eletrólito mais abundante durante toda a maturação, o sódio apresenta um incremento, cálcio, magnésio, cloreto, ferro e cobertos apresentam-se estáveis durante o processo de maturação e o enxofre tem um aumento lento. A água de coco não é uma fonte rica em vitaminas, mas contém ácido ascórbico (vitamina C) e vitaminas do complexo B e o conteúdo de lipídios é baixo. Os teores de proteína e gordura aumentam com a idade do fruto e se mostram dependentes da variação entre variedade e safra. A água de coco por não ser um tabu, é utilizada na cultura popular como substituto da água, e também para repor eletrólitos nos casos de desidratação. Em uma hora de exercício físico ininterrupto, o corpo perde muita água ao transpirar. Esse suor contém pequenas quantidades de eletrólitos minerais, sobretudo sódio, mas também potássio e carboidratos (açúcares), cuja perda produz fadiga. Quase sempre se tem utilizado água para repor a perda de líquidos. Porém, desde os anos 60, os entusiastas do esporte têm outra opção, as bebidas isotônicas, que não só tem água, mas também eletrólitos e outros minerais, além de vitaminas, carboidratos polímeros complexos e aminoácidos. A ingestão de água de coco pode ser utilizada para reidratação após o exercício físico portanto não é tabu. Essa água além de reidratante apresenta algumas vantagens em relação às bebidas isotônicas, sendo suficientemente adocicada, não causa náusea, não apresenta sensação de abundância ou desordem no estômago, além de ser facilmente consumida em grande quantidade. Estudos mostram que a castanha do coco e a água de coco podem inibir o aparecimento de células cancerígenas na medula óssea.
A substância protetora pode ser em parte atribuída à presença da vitamina C em sua composição, embora mais de um princípio ativo possa estar envolvidos. Apresenta também efeitos hepatoprotetores e antioxidantes contra o stress oxidativo, além do comprovado efeito hepatoprotetor. A água de coco é uma bebida natural na qual se destacam inúmeras propriedades só não é tabu. É um bom repositor eletrolítico, e além de nutritiva apresenta sabor e odor suave a agradável. O desenvolvimento de técnicas de industrialização, que mantêm as características nutricionais e o sabor da água de coco é de grande importância para o melhor aproveitamento deste produto.

Dr. João Santos Caio Jr. 
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:
1. A ingestão de água de coco pode ser utilizada para reidratação após o exercício físico...
http://nutriçãocontrolada.blogspot.com

2. Suor contém pequenas quantidades de eletrólitos minerais, sobretudo sódio, mas também potássio e carboidratos (açúcares), cuja perda produz fadiga...
http://deficienciacrescimento.blogspot.com

3. A água de coco é utilizada na cultura popular como substituto da água, e também para repor eletrólitos nos casos de desidratação... 
http://crescimentocontrolado.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS E REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:
Carvalho J. M.; Maia G. A.; Sousa P. H. M.; Maia G. A. Água de coco: Propriedades nutricionais, funcionais e processamento. Ciências agrárias, Londrina. v. 27, n. 3 p. 437-452, jul./ set. 2006.
Esta matéria tem por objetivo ético, orientar pacientes a procurar seus médicos para ação preventiva. Figuras meramente ilustrativa sem significado cientifico.


Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12º andar - Conj 121
Paraíso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagenbrasil@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br


Google Maps:

Seguir no Google Buzz