TRH - TERAPIA DE REPOSIÇÃO HORMONAL É BOM

CRESCER MAIS

22 de outubro de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: TABU – GLOBESIDADE, DENOMINAÇÃO USADA PARA IDENTIFICAR PESSOAS OBESAS PELA OMS – ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE.

ESTIMA-SE QUE UM QUINTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL ESTEJA COM EXCESSO DE PESO. ENTRE ESSES, HÁ 300 MILHÕES QUE SÃO CONSIDERADOS OBESOS. PIOR: ESSES NÚMEROS TÊM AUMENTADO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS. ESSAS INFORMAÇÕES ABRIRAM A PALESTRA “ATUALIZAÇÃO DA EPIDEMIA GLOBAL DE OBESIDADE”, PROFERIDA PELA PROFESSORA MARY SCHMIDL, DO DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO E CIÊNCIA DOS ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE DE MINNESOTA, NOS ESTADOS UNIDOS. A APRESENTAÇÃO FEZ PARTE DA PROGRAMAÇÃO DO 8º SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE CIÊNCIAS DE ALIMENTOS, REALIZADO NO MÊS PASSADO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. A PESQUISADORA LEVANTOU EVENTUAIS MOTIVOS PARA EXPLICAR O CRESCIMENTO DA EPIDEMIA EM TODO O MUNDO E QUEM SERIAM OS RESPONSÁVEIS. “INICIALMENTE CONSIDERADA UM MAL DE PAÍSES DESENVOLVIDOS, HOJE A OBESIDADE TEM SIDO ENCONTRADA TAMBÉM NAS NAÇÕES EM DESENVOLVIMENTO, PARADOXALMENTE AO LADO DA SUBNUTRIÇÃO”. “É UMA DOENÇA QUE ESTÁ EM TODAS AS FAIXAS ETÁRIAS, GRUPOS ÉTICOS E CLASSES SOCIAIS. ELA TAMBÉM ATINGE TANTO HOMENS COMO MULHERES. ESSA ESPÉCIE DE ONIPRESENÇA MOTIVOU A CRIAÇÃO DO TERMO ‘GLOBESIDADE’ (GLOBESITY, EM INGLÊS)”.

Nossas grandes preocupações como endocrinologistas, neuroendocrinologias, é a avassaladora epidemia que vem ocorrendo em todo o mundo relacionada com o aumento de peso, sobrepeso, obesidade, obesidade visceral, intra – abdominal ou central principalmente com crianças, infanto – juvenil, adolescentes e finalmente com adultos.É claro que nós profissionais podemos fazer muito para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, mas de nada adiantará se elas mesmas não se conscientizarem de que as progressões desta epidemia agressiva terão consequências evolutivas desastrosas sobre seus organismos, e que não são só estéticos, que as constrangeram de forma significativa. Dificultaram seus relacionamentos sociais, segregando de eventuais comunidades que poderiam fazer parte de seus conjuntos sociais; é claro que esses fatores são de suma importância e que poderão levar a constrangimentos irreversíveis. Mas existem outros fatores de extrema gravidade que comprometem suas vidas, não só encurtando seu tempo de vida significativamente, mas promovendo um sofrimento brutal que poderão chegar a extremos intensos da validade de se estar vivos. Entre esses comprometimentos a mulher leva uma grande desvantagem na ordem de 15 a 25 % de acumulo de gordura em mesmas condições que o homem em se considerando seus biótipos.
Sejam eles por aumento de peso, sobrepeso, obesidade, obesidade visceral, intra – abdominal ou central, desencadeando hipertensão arterial, diabetes mellitus tipo 2, dislipidemias, ou seja comprometimento de colesterol total, desbalanceamento do Bom colesterol HDL, LDL colesterol mal colesterol, triglicérides, Mgmin ultra mal colesterol muito frequente em diabéticos, doenças cardiovasculares, e infelizmente como encontrada em pesquisas recentes, defasagens de idade mental e cronologia, que é um desastre que se desconfiava no meio cientifico e cada vez fica mais claro na pratica. Faça alguma coisa por você mesmo.

Dr. João Santos Caio Jr. 
Endocrinologia – Neuroendocrinologia
CRM 20611 

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologia – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:
1. Embora os dados recentes sugiram um nivelamento da obesidade, 1 em cada 6 adolescentes é obeso, esta desproporção tem aumentado de forma significativa....
http://queroemagrecer.blogspot.com

2. O sobrepeso e obesidade na infância, mais que duplica o risco de morrer antes dos 55 anos...
http://obesidadecontrolada3.blogspot.com

3. Em obesos adultos, pode o comprometimento cardíaco e devemos compreender que tudo pode ter começado quando criança...
http://obesidadeinfantojuvenil2.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.



Referências Bibliográficas:
Professora Mary Schmidl, do Departamento de Nutrição e Ciência dos Alimentos da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos. A apresentação fez parte da programação do 8º Simpósio Latino-Americano de Ciências de Alimentos – 2011, LOUISE CHANG. MD, WILLIAM C. KNOWLER, MD, DRPH - CHEFE DE EPIDEMIOLOGIA DO DIABETES E SEÇÃO DE PESQUISA CLÍNICA DO INSTITUTO NACIONAL DE DIABETE E DOENÇAS DIGESTIVAS E DO RIM.
NEW ENGLAND JOURNAL OF MEDICINE.
Esta matéria tem por objetivo ético, orientar pacientes a procurar seus médicos para ação preventiva. Figuras meramente ilustrativa sem significado cientifico.


Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12º andar - Conj 121
Paraíso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagenbrasil@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br


Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17

Seguir no Google Buzz